Devido à pandemia da covid-19, tivemos que aprender a nos reinventarmos em diversos setores. E que tal iniciar o próximo ano sendo mais organizado com as finanças?
Iniciar o ano com o pé direito fazendo economias, diante de tempos incertos, é, com certeza, a melhor escolha. Mas, organizar as finanças nem sempre é uma tarefa fácil para muitas famílias brasileiras. Fazer com que o dinheiro sobre no final do mês é uma escolha que demanda muita disciplina.
Para fugir dos gastos inapropriados, separamos algumas dicas para você:
Coloque seus ganhos e gastos no papel
Organize em uma planilha simples, ou anote em caderno, seus ganhos e suas despesas. Se a diferença entre o que entra e o que sai for negativa, é sinal de que suas finanças não estão bem administradas. Por isso, organize-se.
Crie um orçamento mensal
Analise seus gastos fixos e variáveis. Assim, você estipula metas e sabe quanto pode gastar com contas variáveis.
Mude hábitos
Controle seus desejos e tenha o pé no chão. Priorize gastar com bens duráveis e que lhe permitam ter qualidade de vida, como casa, bons eletrodomésticos, entre outros.
Invista em educação financeira
Para aprender a organizar as finanças, é fundamental investir no assunto. Como sabemos, o nosso país deixa a desejar em educação financeira, por isso, pesquise o assunto na internet e procure livros ou cursos específicos sobre o tema.
Faça investimentos
Após quitar dívidas e ter um orçamento equilibrado, invista uma parcela de sua renda a fim de ter uma boa qualidade de vida futura, como aposentadoria ou casa própria.