Cuidados com a saúde no verão


Voltar

Cuidados com a saúde no verão

O verão é uma das estações mais aguardadas do ano. E quando pensamos nele, o associamos a muito sol, calor e férias.

 

Mas nem só de diversão é feito o verão. Na época mais quente do ano, é preciso estar atento a alguns cuidados, pois além do calor, o verão traz com ele alguns riscos para a saúde.

 

Aliás, você sabe como cuidar da saúde nessa época do ano? Então confira as nossas dicas!

 

Cuidado com a alimentação
O verão pede alimentos mais leves como frutas, legumes e verduras. Evite comidas gordurosas, condimentadas e ultraprocessadas.

 

Ter cuidado com os alimentos comprados prontos também é muito importante. Aquele petisco pode ser irresistível, mas pode ser perfeito para causar uma intoxicação alimentar. Por isso, verifique a procedência de tudo aquilo que vai consumir.

 

Hidrate-se
A ingestão de água, principalmente no verão, é fundamental para o bom funcionamento do organismo. A perda de água durante essa época é mais intensa, e a forma de repor essa perda é se hidratando.

 

A água é insubstituível, mas consumir água de coco, chás e sucos naturais também é uma ótima opção.

 

Cuidado com a pele
No verão é comum permanecer mais tempo ao ar livre e exposto ao sol. Por isso, nunca dispense o filtro solar. O ideal é que o fator de proteção seja acima de 30 e reaplicá-lo a cada 2 horas ou sempre que sair da água.

 

O uso do protetor solar é primordial para proteção, evitando o envelhecimento da pele e doenças, como o câncer. Além disso, reforce essa proteção evitando a exposição prolongada ao sol, utilizando bonés ou chapéus, óculos de sol, optando por roupas de algodão e evitando o sol nos horários entre 10h e 16h.

 

Esses são os cuidados básicos com a nossa saúde durante o verão que vão ajudar, inclusive, a prevenir algumas doenças do verão.

 

As doenças do verão são assim chamadas, pois ocorrem com mais frequência nessa época do ano. Isso acontece por ter as temperaturas mais quentes e a alta umidade promove circunstâncias propícias para o desenvolvimento dessas doenças.

 

Agora, conheça as principais doenças do verão.

 

Doenças do verão

Insolação
Você sabia que o corpo possui um mecanismo de regulação de temperatura? Pois é! E quando esse mecanismo fica sobrecarregado devido à exposição sem proteção ao sol ou a permanência em ambientes muito quentes, ocorre a elevação da temperatura do corpo que, ao atingir 40 graus, resulta em hipertermia, mais conhecida como insolação.

 

Os principais sintomas da insolação são: tontura, náusea, dor de cabeça e vômito. Como geralmente o problema ocorre por exposição ao sol, o quadro também apresenta queimaduras solares. Por isso, muito cuidado e proteja-se!

 

Desidratação
Já falamos aqui da importância de ingerir água com regularidade. Quando não temos esse cuidado, estamos correndo o risco de sofrer com a desidratação, que ocorre quando o líquido eliminado pelo corpo não está sendo reposto adequadamente.

 

Alguns sintomas da desidratação incluem sede, mal-estar, dor de cabeça e ânsia.
Para prevenir a desidratação é simples: beba água! Mesmo não estando com sede.

 

Para auxiliar na hidratação, vale também tomar sucos e chás naturais, água de coco e até mesmo consumir frutas e vegetais com alta concentração de água, como melancia, alface, tomate, pepino, melão, etc.

 

Otite
Sentiu dor no ouvido? Pode ser otite.

 

A otite é uma inflamação que costuma atingir principalmente as crianças. Sua principal causa é a entrada de água no canal auditivo. Para evitá-la, a melhor opção é proteger os ouvidos ao entrar na água.

 

Além da dor de ouvido, a otite pode apresentar outros sintomas como febre, cefaleia, zumbido e tontura.

 

Micose
A micose é uma infeção provocada por fungos, podendo afetar diversas áreas do corpo, causando coceira, manchas, lesões e até mesmo dor no local afetado.

 

Junta calor e umidade, e temos o cenário perfeito para a proliferação de fungos. Por isso a incidência de micoses aumenta, e muito, durante o verão. Quer evitá-la? Então:

 

Conjuntivite
A conjuntivite é uma inflamação que provoca sensação de areia nos olhos, vermelhidão, inchaço, coceira, ardor e secreção.

 

No verão, a transmissão da conjuntivite ocorre por meio do contato direto com pessoas com a doença ou por objetos e superfícies contaminadas, inclusive a água do mar ou piscina.

 

A principal forma de prevenção é evitar o contato com quem já apresenta o problema. É importante também higienizar bem as mãos, evitar coçar os olhos e não compartilhar objetos de uso pessoal.

 

Intoxicação alimentar
Lembra que mencionamos a intoxicação alimentar quando falamos dos cuidados com a alimentação? Este problema é tão frequente durante essa época do ano que ele é considerado uma doença do verão.

 

Sentiu dor abdominal, febre, vômito e diarreia? É sinal de intoxicação alimentar. Para preveni-la, o ideal é preparar o próprio alimento e optar por refeições mais leves. Mas, caso for consumir alimentos fora de casa, esteja atento à data de validade, à qualidade dos alimentos, ao armazenamento, à higiene do local e ao preparo.

 

Manter alguns cuidados e hábitos saudáveis nessa época do ano garante bem-estar e evita aborrecimentos, como as doenças do verão.

 

Desfrute dos bons momento que a estação pode oferecer.
Previna-se e se divirta com saúde.