Ano novo, vida nova!
Quando um novo ano se aproxima, é comum vislumbrarmos como queremos que ele seja. É comum entrarmos naquela fase de querer fazer do próximo ano o melhor e começarmos a idealizar metas, mudanças e novas possibilidades.
A chegada de um novo ano é, de fato, uma excelente oportunidade para recomeçar, fazer planos, definir que caminho queremos seguir e aonde queremos chegar. E a principal regra é começar o novo ano com positividade!
O otimismo é fundamental, sempre.
Mas como colocar toda essa positividade em prática?
Com a ida de um velho ano e a chegada de um novinho, é como estar diante de uma tela em branco e poder pintá-la como desejar. É a nossa chance de realizar mudanças e transformações. Por isso, as resoluções para o ano-novo são tão populares nessa época.
Estabelecer metas pode ser satisfatório, principalmente quando elas são alcançadas. Mas, para isso, esse processo precisa ser consciente e realista, pois ao fim de mais um ano queremos acumular conquistas, e não decepções. Por isso, ao planejar suas metas:
Estabelecer metas é uma tradição popular. Mas há outros rituais que marcam o início de um novo ano, não só no Brasil, mas em todo o mundo.
Por aqui, algumas superstições são bem populares:
Usar roupa branca
Vamos começar com a mais popular: usar roupa branca na festa de Ano-Novo. Com isso, estamos atraindo paz e positividade para o próximo ano.
Romã na carteira
E quem nunca ouviu falar que para prosperidade e fartura temos que ter sementes de romã na carteira? De acordo com a tradição, durante a virada do ano, devemos "comer" sete sementes de romã. Não é para engoli-las, hein! Na verdade, devemos secá-las e guardá-las na carteira ao longo do ano seguinte.
Semente de uva na carteira
Mas há quem prefira comer sete uvas durante a virada de ano e, assim como fazemos com a romã, secar as suas sementes e deixá-las na carteira até o próximo ano.
Comer lentilha
Comer lentilha durante a virada de ano também é bem comum. Acredita-se que por ela ter formato de moeda, comê-la como a primeira refeição do novo ano atrai riqueza.
Ah, e não podemos nos esquecer que, se estivermos na praia, devemos pular sete ondas e fazer sete pedidos. Cada pulo será um pedido atendido.
Existem muitos outros rituais que o brasileiro já incluiu na sua rotina de Ano-Novo. Podemos dizer que o brasileiro gosta de uma superstição. Mas não somos os únicos. Muitos países possuem seus rituais de Ano-Novo. Selecionamos algumas dessas superstições.
Dinamarca
Subir e pular de cadeiras durante a virada de ano. Essa é uma superstição dos dinamarqueses, que acreditam ser uma forma de afastar os espíritos ruins e trazer boa sorte.
Espanha
Os espanhóis possuem uma superstição bem parecida com a nossa. Para ter sorte, eles comem 12 uvas, sendo uma a cada badalada da meia noite. Vale a pena tentar!
Venezuela
Se quiser garantir muitas viagens, faça como os venezuelanos. Eles tiram as malas do armário e dão uma volta no quarteirão com as malas vazias. Outro ritual dos venezuelanos é fazer uma lista das coisas ruins que aconteceram durante o ano e queimá-la.
Itália
Assim como nós, os italianos adoram superstições de Ano-Novo, como comer lentilhas, por exemplo. Mas eles também costumam vestir roupa nova e jogar uma roupa velha fora, ou ainda jogar objetos velhos pela janela. Isso acontece em Nápoles e serve para se livrar do que passou.
E tem muito mais! A chegada de um novo ano é comemorada de diversas formas ao redor do mundo e são diversas as superstições adotadas. Mas em qualquer país, o importante é ter positividade! Faça seus rituais, tenha esperança, seja otimista, cuide de si e de quem você ama. É assim que podemos fazer do nosso novo ano o melhor.