Segurança do Paciente
O Hospital Unimed preocupa-se com a Segurança do Paciente. Temos como um dos nossos objetivos promover melhorias especificas e ações que garantam a segurança do paciente na prestação do cuidado, destacando as áreas principais da assistência à saúde. O paciente e seu acompanhante podem contribuir para a qualidade dos cuidados, interagindo com a equipe. Participe ativamente deste processo.
Conheça alguns dos itens que estão presentes nos cuidados da equipe de saúde:
Identificação do paciente
A identificação acontece no momento da entrada do paciente no hospital (internação ou atendimento nos Pronto-Atendimentos) por meio de pulseira ou de uma etiqueta afixada na roupa. Todos os processos de segurança incluem a conferência prévia das informações contidas na pulseira ou etiqueta.
Cirurgia Segura
O conceito de cirurgia segura envolve medidas adotadas para redução do risco de eventos adversos que podem acontecer antes, durante e depois das cirurgias. Eventos adversos cirúrgicos são incidentes que resultam em dano ao paciente. O objetivo é garantir que o procedimento seja realizado conforme o planejado: paciente certo, procedimento certo, lado certo (lateralidade), posição certa e equipamentos certos.
Nas cirurgias que envolvem lateralidade, você deve participar da demarcação do local cirúrgico.
Medicação
O programa de segurança de medicamentos deve contemplar a conferência dos 5 certos da Medicação pela enfermagem: Paciente certo; Medicamento certo; Dose certa; Via certa, e horário certo
A segurança no uso de medicamentos inclui a checagem da identificação do paciente com a prescrição médica. O profissional deve conferir o nome do paciente na pulseira ou etiqueta fixada na roupa.Fique atento à realização desse passo!
Pergunte à enfermagem qual é o medicamento que está sendo administrado.
Informe à equipe os medicamentos de uso habitual e não tome qualquer medicamento sem a devida prescrição médica.
Riscos de Queda, Úlcera por Pressão e Alergias
Os pacientes podem ser identificados com placas e pulseiras coloridas para identificar os Risco de Queda, Úlcera por Pressão e Alergia.
1. Risco de Queda:As quedas podem acontecer durante a permanência do paciente dentro dos hospitais causando lesões. Idosos, pessoas com distúrbios de marcha ou equilíbrio, rebaixamento do nível de consciência e em uso de determinados medicamentos estão mais propensos a quedas.
Como medida de segurança, nós identificamos esses pacientes com uma pulseira vermelha para poder agir preventivamente. Dentre algumas ações temos:
· Todos os pacientes são orientados quanto ao risco e às medidas de prevenção;
· Enquanto o paciente estiver no leito, as grades deverão permanecer elevadas;
· O acompanhante deve permanecer o tempo todo;
· O leito do paciente será identificado como “risco de Queda”.
2. Risco para Úlcera por Pressão:A alta permanência no leito hospitalar pode resultar em surgimento de alterações na pele que podem causar danos a sua integridade. Os pacientes idosos e com mobilidade prejudicada são mais propensos a desenvolver essas lesões.
A equipe identificará este risco e fará orientações ao paciente e seus familiares. O paciente tem seu leito identificado com uma placa amarela e será promovido mudanças de posição para minimizar as pressões nas partes do corpo do paciente.
Procure seguir as orientações e avise a equipe de enfermagem sempre que perceber alguma alteração na pele.
3. Alergias: os pacientes que relatam ser alérgicos à alguma substância têm uma pulseira verde fixada em seu braço. A substância será registrada no prontuário do paciente. Participe ativamente deste processo, sempre questionando qual medicação está sendo realizada para garantir que a conferência da alergia foi verificada.
Cuidado Limpo
A higienização das mãos é simples e eficaz na prevenção de infecções. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a higienização das mãos, por todos os profissionais de saúde, aconteça em cinco momentos diferentes:
Peça que a equipe de saúde e seus visitantes realizem higienização das mãos.